Ortodontia convencional e Invisalign
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. especialista neste campo é chamado de ortodontista.
Prótese
A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objetivo é a reabilitação oral, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em zircônia, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Clareamento Dental
O clareamento dental é um procedimento realizado sob supervisão de um dentista, que consiste em um gel que é aplicado no esmalte do nosso dente, tornando a coloração do dente mais adequada, de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Existem 3 métodos para realizar o clareamento: Clareamento de consultório: realizado somente no consultório odontológico, onde o dentista aplica um gel de alta concentração por um determinado tempo, e de acordo com a necessidade do paciente, decide o número de sessões que serão realizadas no tratamento. Clareamento caseiro: sob orientação do dentista, o paciente recebe uma moldeira individualizada, e uma seringa do gel clareador com concentrações menores quando comparadas a do consultório, e realiza o procedimento em casa, porém, mantendo visitas ao dentista para ser monitorado durante todo tratamento. Clareamento combinado: é a combinação das duas técnicas, em que são feitas as sessões no consultório, e depois realizado o clareamento caseiro como manutenção do tratamento, essa técnica é determinada pelo dentista de acordo com cada paciente.Proflaxia
A profilaxia é uma limpeza dental profunda e completa realizada por dentistas nos consultórios. Ela se diferencia da limpeza diária por fazer uso de materiais e agentes exclusivos de consultórios odontológicos. Durante este procedimento, o dentista higieniza cada dente de forma individual e a gengiva, incluindo regiões internas e profundas. Por isso, a profilaxia propicia um sorriso mais saudável e limpo.
Além de conservar a saúde bucal, a limpeza periódica elimina manchas, remove o tártaro e a placa bacteriana. Ela também previne contra o mau hálito e permite a identificação de cáries, infiltrações, gengivites e periodontites, entre outras doenças. O paciente que realiza limpezas regularmente desenvolve menos problemas bucais, já que o procedimento remove o acúmulo de resíduos que permanecem mesmo com a escovação diária.
Implantes
A implantodontia é a área da odontologia que trabalha com reabilitações protéticas usando implantes dentários – são anexados na mandíbula ou no maxilar materiais aloplásticos que consigam suportar as próteses, tanto as unitárias, parciais ou removíveis quanto as próteses totais. Então é confeccionada uma peça pequena em titânio (com altíssimo grau de pureza) que é a que vai ser colocada junto ao osso da mandíbula, onde antes tinha a raiz do dente – isso é feito por meio de uma pequena cirurgia de bastante precisão.
O passo seguinte é a confecção de uma coroa dental que tenha a anatomia do dente que será fixada no implante. A grosso modo, o implante é como se fosse uma raiz dentária artificial.
Endodontia
A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Portanto, é a parte da odontologia responsável pelo popularmente conhecido como “tratamento de canal”. A endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros. Conhecido popularmente como tratamento de canal, a endodontia é uma especialidade ligada diretamente à dor dos dentes que sofreram algum tipo de trauma ou que têm cáries em estágio avançado.
O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa dental, estrutura responsável pela vitalidade do dente (onde são encontrados, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos).
Cirurgia Odontológica
Cirurgias odontológicas ou cirurgias orais são todas aquelas realizadas pelo cirurgião-dentista na cavidade bucal. Elas são indicadas pelos profissionais da Odontologia para prevenir ou reabilitar a saúde bucal dos pacientes. É a especialidade que contempla todas as intervenções manuais ou auxiliadas por instrumentos no tratamento de doenças ou traumatismos, no limite da face e tecidos relacionados do paciente. Do grego kheirourgía, “trabalho manual”, e pelo latim chirurgia = “cirurgia”.
Cirurgias odontológicas possibilitam a remoção de tecidos comprometidos por doença, trauma ou indicação eletiva por estética, com o objetivo de recuperar a saúde e o bem-estar do paciente. Há também técnicas de reposição de tecidos comprometidos, enxertos, sejam eles de tecido gengival ou ósseo, com o objetivo de viabilizar tratamentos reabilitadores.
Periodontia
A periodontia é a especialidade da odontologia que trata das estruturas de sustentação dos dentes (periodonto). Atualmente, levamos em consideração que a estética do sorriso é a harmonia entre os dentes e a gengiva, logo, uma gengiva saudável é fundamental para o sucesso de um tratamento estético.
A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes (osso alveolar) e, em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada, causando a gengivite. A periodontia investiga os principais sinais caraterísticos da gengivite como sangramentos, edema (inchaço), vermelhidão e dor. Caso esteja continuamente inflamada, a gengiva facilita a passagem de bactérias para a corrente sanguínea e, uma vez em circulação no corpo, podem causar inflamações crônicas com risco de se alojarem no coração gerando graves problemas (endocardite bacteriana).
DSD, escaneamento e fotografia
Com a nova integração do uso do escaneamento intraoral , do software Digital Smile Design e de um estúdio de fotografia profissional, a Odontologia HM elabora um projeto digital para apresentar seu sorriso ideal.
Em sua constante busca por melhorias e aperfeiçoamento tecnológico, a clínica Odontologia HM está sempre à frente em relação as novas oportunidades que foram abertas pela Odontologia Digital.
Com a recente aquisição do eficiente Scanner Intraoral Medit 500, da montagem de um estúdio fotográfico profissional e o uso do software DSD – Digital Smile Design, por especialistas capacitados, estamos prontos para montar um projeto digital personalizado e exclusivo para cada paciente.
O processo digital substitui a moldagem com silicone e possibilita a leitura por imagem da cavidade oral com maior conforto, precisão e agilidade. Esses dados são transmitidos para um computador específico no qual os dentistas poderão iniciar o planejamento.
Além disso, por meio de fotografias profissionais juntamente com o uso do Digital Smile Design, os dentistas são capazes de realizar o desenho de um novo sorriso, seguindo todas as proporções faciais, promovendo funcionalidade e melhoria na estética.
Após a realização de todas as etapas, o paciente receberá uma apresentação completa do seu caso e terá uma visualização mais adequada do seu tratamento antes mesmo de iniciá-lo. Desse modo, é possível agir de forma interativa sobre a estética de seus dentes, resultando no melhor nível de satisfação na conclusão dos procedimentos.